Coach Terapêutico Holístico e a Gestalt Terapia
O Coach Terapêutico Holístico é muito semelhante à Gestalt-terapia como coadjuvante à reprogramação mental e emocional.
Difere-se desta por focar no metafísico e considerar o espiritual como integrantes do processo de cura.
A gestalterapia é uma abordagem psicoterapeutica de conscientização do aqui e agora. O coaching vai te dar um norte.
Ela foca na experiência imediata, na totalidade do ser humano e no contexto em que está inserido, buscando promover o autoconhecimento, o autodomínio e a responsabilidade pessoal através da relação dialógica entre terapeuta e cliente. 
Incentiva a tomada de responsabilidade pelas próprias ações e escolhas, o que é visto como um caminho para o amadurecimento e a autoapoio. 
Considera o indivíduo como um todo, integrando aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, além de seu contexto social e ambiental. Eu entro também no metafísico e espiritual. 
O principal objetivo é ampliar a consciência sobre os próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos. 
Permite ver de forma diferente, além da pessoalidade 
Acredita-se que a awareness é a solução para os problemas, pois permite ao indivíduo perceber e aceitar o que realmente é, para então poder mudar.
Incentiva a tomada de responsabilidade pelas próprias ações e escolhas, o que é visto como um caminho para o amadurecimento e a autoapoio. 
Teoria paradoxal da mudança: A mudança ocorre quando se é quem se é, e não quando se tenta ser algo que não se é. O terapeuta guia o cliente para se apropriar de si mesmo em sua totalidade.
Incentiva a criatividade, a possibilidade de se encontrar nivos caminhos e soluções e a eventual possibilidade de reinventar-se. Trabalhamos aqui com arquétipos.
Utiliza técnicas para aumentar a autoconsciência, mas que nascem da relação com o cliente e não são impostas. 
Expansão da consciência: As intervenções visam ajudar o cliente a se dar conta do que ele vive, do que ele quer e do que não quer mais para a sua vida.
Identifica e trabalha os "impasses" — momentos cruciais em que o indivíduo fica travado e precisa encontrar recursos internos para seguir em frente, sem a dependência de apoios externos. 
Eu, particularmente, uso as ferramentas de reprogramação mental e emocional, sobretudo a geração de gatilhos de mudança e o Access Healing, uma ferramenta que criei, que tem sido eficaz em meus atendimentos.
O Access Healing busca colocar o cliente consciente, em alpha e em theta, fazendo-o acessar o estado cocriador de uma nova realidade.
Resultados: a pessoa sai com uma nova visão de mundo, pois aprende a explorar-se, conhece seu potencial de cura, libertação e superação.
Entende a diferença entre paradigmas e desafios, crenças e potenciais de realidade.
Exemplos:
1. Você não tem azar nos relacionamentos. Apenas criou padrões de comportamento sabotadores por ter medo de repetir uma experiência ruim do passado.
2. Você tem compulsão por alimentos por que foge de enfrentar uma situação que traz aborrecimento e tristeza.
3. Você toma medicamentos de farmácia por que não quer enfrentar-se. Quer algo imediato pra dormir por que acredita que "vai passar", aprendeu a jogar as dores emocionais para debaixo do tapete.
Estes, como outros casos, tem abordagem, tratamento e cura. 
E quando você expande a percepção sobre algo, sua mente nunca mais será a mesma.
Nunca mais você se permitirá caur no mesmo erro, por que entendeu que foram escolhas baseadas na visão limitada do passado.
E isto te notuva ir adiante no processo de cura e libertação, e de expansão de sua consciência.
Douglas Ghimell 
Terapeuta e Coach Holístico 
Adquira o livro: APOSOFIA: Introdução à Terapia Holística.
Comentários
Postar um comentário
Tire suas dúvidas ou deixe seus comentários:
(Não publicaremos comentários anônimos)