Orixás

A palavra Orixá, etimologicamente e de origem Yorubá, quer dizer: "dono do Ori" ou dono da cabeça, lembrando que cada indivíduo tem o seu Orixá ou o espírito que o governa - ou deveria governar.

Sim, apesar de todos terem sido agraciados por este "espírito" divinizado, digamos, que vem a ser sua natureza mais primordial, sem, no entanto, ser exatamente primitiva em sua natureza, nem todos estão perfeitamente conectados com este Ser sagrado.

Sim, Orixá evolui. E essa evolução é um dos aspectos que vai caracterizar, em muitos casos, a necessidade do seu ente materializado, o ser reencarnante, numa linguagem espiritualista, ter de cultuá-lo de tal ou qual maneira, em tal ou qual linhagem espiritual.

A natureza e a maneira como o mesmo quer ser lembrado pelos seus também vai definir se o indivíduo deve ou não entrar prá tal corrente espiritualista a fim de resgatar sua natureza primordial.

Holisticamente falando, cada Orixá está relacionado a uma determinada natureza ou maneira de se expressar, bem como a uma qualidade vibracional e a um domínio de tal ou qual parte da natureza. É como se todos dependessem de todos. Dessa visão surgiu o candomblé: a festa dos Orixás.

Cada Orixá tem sua maneira de ser cultuado, bem como sua natureza intrínseca, sem no entanto ser totalmente independente, pois cada parte do corpo, bem como cada parte da natureza está intimamente ligada, embora tenha sua autonomia, limitada ao reino a que pertence ou domina.

sob certas circunstâncias obtém-se maior domínio de uma natureza e maior restrição á outra, e vice-versa, porém isso não é verdadeiro no que tange ao domínio absoluto. Isto seria o fim de toda vida na terra.
Foto de um quadro simbolizando os orixás.
Fonte: internet
Há que se buscar e conseguir o equilíbrio, onde cada qual é respeitado em sua natureza.

Vejamos alguns domínios relacionados aos Orixás e, portanto, à natureza de quem os tem como donos de sua cabeça:
Oxalá - Criação/destruição
Nanã - Geração/morte
Yemanjá - Nutrição/fome
Oxum - Fertilização/esterilidade
Iansã - Proteção/ameaça
Ewá - Transformação
Xangô - Administração/anarquia
Ogum - Ação/inércia
Oxossi - Direção/desorientação
Obaluayê - Manutenção/deterioração
Oxumaré - Multiplicação/divisão
Ossain - Cura/fragilidade
Tempo - Evolução/Involução
Exu - Mutação

As qualidades de Orixás é que vai compor a "junção" dessas naturezas, proporcionando amplitude das capacidades do Ori, bem como dos perigos a que está exposto em sua caminhada.
Existe, também, qualidades de Orixá não expostas aqui, porém, com características que se "somam" a uma ou outra natureza, a exemplo de Airá, Onira, Erinlé e outros que, em algumas casas espirituais costuma-se cultuá-los de uma forma diferente dos demais. 

Buscar o equilíbrio com sua natureza "Orixá", bem como, com a natureza no todo, fará com que o homem encontre o sucesso em tudo o que faz.

Esta é, obviamente, uma abordagem pouco explorada e analisada, entretanto, de extrema utilidade na percepção de como dependemos do todos prá as coisas aconteçam dentro do equilíbrio energético, psíquico e somático de tudo que acontece em nossas vidas.

Deixe-se claro, também, que o conhecimento de que cada indivíduo tem uma natureza específica que o une bem mais a tal ou qual departamento da natureza não é exclusivo de tal ou qual religião. E na cultura africana seu resgate deu-se justamente no candomblé, embora "poucos" sacerdotes deste culto tenham pleno saber da abrangência da responsabilidade em se lhe dar com tais "forças da natureza".

Estas forças estão regidas por algumas leis, como tudo no universo.

Expomos abaixo algumas leis perfeitamente aplicáveis à maneira com que atuamos em relação com a natureza:
Lei de Causa e Efeito: 
Tudo o que você pensa, fala e faz, volta pra você.
Cada palavra, pensamento ou ação enviam para o universo ondas eletromagnéticas fazendo com que uma energia de mesma natureza, porém oposta se manifeste. 

Lei do Retorno:
A Lei do Retorno é muito justa: você pensou em algo e esqueceu, ou e não classificou esse "algo" como ruim, acaba causando o desmembramento de outros fatos igualmente ruins.
Tudo o que se pensa, fala e faz, tem seu correspondente retorno.

Lei das Afinidades: 
Cada vez que você envia energias - boas ou más - para o universo, está atraindo energias semelhantes à sua. Tudo que acontece ao seu redor, você é responsável, inclusive os acidentes, pois as vibrações estão na mesma freqüência.
Lei do Silêncio:
Cada vez que você critica alguém ou faz comentários sobre briga de vizinhos, sobre assaltos, problemas pessoais ou ciúmes, aumenta a energia negativa que acaba somatizando nos corpos sutis até chegar ao corpo físico, seja como doenças, acidentes, etc. É preferível se calar a falar palavras negativas.
Lei da Projeção:
Essa lei ocorre quando você se projeta, inconscientemente, no outro. Por exemplo: alguém tem uma qualidade que você admira. É porque você tem essa mesma qualidade guardada no seu subconsciente.
O mesmo acontece quando você não gosta de determinado comportamento ou defeito de uma pessoa, significa que você tem o mesmo comportamento ou defeito dentro de si mesmo e, como não consegue identificá-los, se projeta no outro.

Lei da Doação:
Serve para movimentarmos as nossas energias e assim atrair a prosperidade e tudo que se deseja. Você precisa doar-se para que essa energia de "doação", que pode ser qualquer tipo, transforme as vibrações negativas em positivas.
Lei do Distanciamento:
É a compreensão de que nada nos pertence, nem mesmo as pessoas de nossa família (pai, mãe, filhos), amigos, animais domésticos e bens materiais. Tudo é passageiro em nossa vida, inclusive o nosso corpo físico. Devemos amar e estar presentes em tudo que está a nossa volta, porém devemos nos conscientizar, com sabedoria, do desapego amoroso.
Amar é estar presente, mas consciente das Leis do Universo, para não nos deixarmos abater emocionalmente.


Axé a todos!

Douglas Ghimell
Coach e Psicoterapeuta Holístico

Siga-nos em noso canal no Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos