A Linguagem do Inconsciente no Corpo

Toda doença inicia-se no metafísico antes de manifestar-se no físico. 

Inicia-se na nossa maneira mais ou menos equivocada de lidar com os eventos da vida, gerando mudanças de conduta. 

Esta mudança vai desde uma alteração nos hábitos alimentares até a provocação de eventos na vida. 

Nesta interação equivocada com situações mal entendidas ou mal digeridas, dificuldade de resolver problemas do cotidiano, de nossas relações com outras pessoas, com a natureza e muitas vezes conosco mesmos, por que não nos conhecemos e na maioria dos casos ignoramos, seja por negligência ou por não estarmos atentos aos sinais que vida nos oferece, padecemos.

Apesar de que possuímos uma natureza inconsciente, que denominamos subconsciente, ou eu inferior, este dá sinais de que algo não vai bem. Seja mentalmente ou emocionalmente, é possível saber que estamos mal em algum aspecto de nossas vidas.

Nosso inconsciente possui uma linguagem decifrável, seja por sinais metafísicos ou mesmo físicos.

Emocionalmente, uma tristeza que não passa, uma irritação desmedida ou ainda um sentimento de medo, incapacidade, culpa, apatia ou vergonha, aponta-nos onde encontra-se a dificuldade, na maioria das vezes negligenciada, dá lugar a mudanças de humor e de fuga, susbstituindo nossa conduta por inclinações equivocadas observadas na perda de gostos ou nos interesses excessivos por consumos de tal ou qual alimento ou mesmo a busca por soluções paliativas.

Numa segunda tentativa de alerta, o corpo dá sinais de doença antes que esta se instale, por meio de dores e instabilidades orgânicas na forma aguda. É quando comemos algo que não nos cai bem, etc.

Cada ponto de nosso corpo comunica-se com seus respectivos centros energéticos, os chakras, largamente estudados na medicina ayurvética, por meio de meridianos, conforme aponta a antiga MTC (Medicina Tradicional Chinesa).


Sentir dor, "pontadas" em determinadas partes do corpo, ou ainda tensões musculares localizadas, identificadas pelo pulso, que para a medicina ocidental trata-se apenas de um indício de como anda o batimento cardíaco, mas para a MTC trata-se de uma maneira de diagnóstica por reflexo, como anda a energia de tal ou qual órgão.

Há várias técnicas terapêuticas de se diagnostica uma doença ao interagir com o corpo.

Na MTC, por exemplo, pelo toque no pulso corporal do paciente, o profissional sente a força, a regularidade do batimento cardíaco, a textura e a pressão sanguínea. Cada ponto tocado corresponde a um local específico do corpo. De acordo com a energia emanada, pelo excesso ou a falta dela, é possível identificar o desequilíbrio e propor o tratamento adequado. 

Observa-se que a linguagem do corpo é cruel quando negligenciamos seus sinais.

Ao não haver reação consciente, por uma busca de soluções definitivas, seja por reajustar nossa conduta, enfrentamento do mal ou ainda por reconhecer a incapacidade de resolver o problema sem a ajuda de um profissional , a coista tende a ficar pior, crônica.

Disto isto, conclui-se que a falta de uma relação inteligente com a vida e consigo mesmo, e consequentemente com o inconsciente e com nossos corpos e cabam por afetar a saúde. (#metafísica #aposofia #terapiaholísticaassistida). 

Este mecanismo envolvendo o meio, o corpo e o inconsciente e interage o tempo todo conosco, alterando nossa qualidade de vida, exigindo resiliência e respostas inteligentes. 

As doenças ocorrem por negligência ou por excessos, por nossa dificuldade em lidar com as questões do dia a dia, sobretudo pela falta de inteligência emocional. 

Como o inconsciente vai reagir, por meio da interação das células do nosso corpo com as impressões adquiridas como fruto dessa interatividade nossa com o ambiente externo (pessoas e eventos) e interno (conosco mesmo), depende da qualidade dos acontecimentos e de nossa postura frente a estes eventos. 

 Ao negligenciarmos os sinais emocionais, energéticos (predisposição) e do corpo (os sintomas, as dores) em sua fase aguda, o corpo tende a comportar-se de duas formas:
1. gritar, quando este percebe o quanto isto pode afetar as "zonas de conforto";
2. também silenciar, negligenciar, quando as satisfações momentâneas forem maiores que uma eventual doença futura, ainda que esta comprometa o funcionamento do corpo. 

Isto ocorre com as doenças autoimune e aquelas assintomáticas, silenciosas, cujos estágios avançados costumam ser desafiadores ou fatais.

Como resolver? Perceber os sinais, encarar os fatos, alterar a conduta, buscar por ajuda.

A aposofia ajuda-nos desenvolver essa sensibilidade, despertar nossa resiliência mental e emocional, e aumentar nossa capacidade de tomar decisões inteligentes.

A Terapia Holística Assistida, permite-nos ser auxiliados neste processo por meio de ações terapêuticas adequadas a cada paciente, dado seu histórico e realidade de vida, bem como a intervenção bio-pisco-energética conveniente a cada caso.

Douglas Ghimell
Terapeuta e Coach Holístico 

Atendimento Terapêutico >>Aposofia e Terapia Holística Assistida

Como o Corpo Fala Metafisicamente>> Aposofia

@douglasghimell

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração aos Sete Anjos

Orações Ciganas

Sincronicidade e Aposofia (#sincronicidade #cura #consciência #cocriação #aposofia)