A Evolução da Espécie

A bandeira do Brasil carrega duas palavras que deveriam caminhar juntas pra que se observasse algo verdadeiramente benéfico à população: ordem e progresso.
De fato, a ordem sem o progresso seria um retrocesso, como aparentemente ocorreu com Cuba, descambando-se, naturalmente no mais completo desleixo e perda, por não haver progresso.
Vê-se o progresso, entretanto, nas grandes cidades capitalistas avançar como um foguete que não se sabe ao certo onde irá aterrizar, por falta de ordem.
O entendimento do homem tem sido explorado de forma a agregar algo ao que já está estabelecido. Toda tecnologia empregada encontra-se hoje em busca de se manter o que foi determinado por nossas escolhas em um passado.
Se antes buscávamos o por quê de todas as coisas, a ciência hoje atém-se quase que irremediavelmente em explicar o que se supõe saber.
Com isto, vê-se, com os olhos da alma, os únicos capazes de enxergar o caos do progresso.
Este mesmo olho que o progresso tenta de todas as formas ofuscar-lhe ou tirar-lhe das almas menos esclarecidas, a fim de que não enxerguem à frente de seu tempo, é o único que pode, de fato, mostrar a nua e crua realidade dos fatos.

Numa visão verdadeiramente "de dentro para fora", podemos ver que a humanidade não evolui, conforme muitos querem fazer-nos entender, mas regride em sua essência e maneira de se relacionar com a verdade intrínseca das coisas...
Uma maneira prática de se observar tal fato, encontra-se em nosso dia-dia, na maneira como o ser humano interage com a vida, consigo mesmo e com seus semelhantes.
O Grande Mandamento, ensinado pelo que a maioria chama de Salvador, parece pouco entendido pelas massas e o que se vê é a total falta de amor à natureza, à vida, e com o próximo, como consigo mesmo.
O homem deste século não sabe pensar independentemente.
Pratica-se o genocídio em massa, através dos meios de comunicação e da tecnologia, a fim de se preservar exclusivamente o que está errado...
O grande dinossauro quer continuar comendo gigantescas plantações de soja e queimar todo petróleo do mundo e chama isso de progresso...
O homem da charrete e do barco a vela era mais condescendente com o grande mandamento. Pelo menos detinha melhores condições de encontrar Deus em seu dia.
Olhava o próximo em seus olhos, caminhava com os pés sobre a relva, ouvia o cantar dos pássaros e sentia cheiro de erva ao longe...
Presenteava a vida com seu novo rebento, sempre curioso por tudo que a natureza pudesse lhe oferecer, sem querer modificá-la.
Outra forma de observarmos o fato encontra-se em nossos sonhos.
Na quinta dimensão, o passado e o futuro se confundem na maioria das vezes, mas podemos ver se houve a possível evolução.
A evolução "passiva" dá-se de forma muito lenta e o normal é cair na entropia.  É como se um veículo perdesse a força do seu motor ao tentar subir uma ladeira, sem freio de mão...

O arcano X do tarô é o grande símbolo dessa "falsa" evolução.
A roda gira incessantemente, voltando invariavelmente ao ponto de partida.
Só se consegue superar-se nesta roda através de um esforço consciente.
Este esforço só é possível questionando-se o estado atual das coisas.
Se não conseguimos mudar as circunstâncias e nossos semelhantes, podemos mudar nossa maneira de interagir com a vida.
Decifrando a Esfinge sobre a roda da vida, ou vale de lágrimas, consegue-se a libertação da mecânica em que a humanidade se meteu...
Organizar nossa natureza, alterar nossa conduta diante dos eventos, sem permitir que o mundo no molde ou influencie nossas escolhas não é um trabalho simples.
Requer sacrifício e dedicação, além da inevitável "renúncia" aos frutos da árvore tentadora...
Pensar independente, ver com os olhos da alma, sentir com o coração puro e livre de emoções inferiores...
A yoga sem dúvida é o caminho mais simples e seguro de se obter uma maior interação com o nosso Ser e retomar nossa caminhada, em detrimento do caos externo.
Então poderemos viver com nossa natureza, livre influências e da falsa sensação de bem estar que antecede a desdita pela qual passa essa humanidade carente de si mesma.
Paz profunda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos