A Saúde é Alcalina, A Doença é Ácida

Venho falando por meio de outras postagens acerca da importância do limão para a saúde humana.

A verdade é que o limão é, de fato, um alimento verdadeiramente alquímico.

Embora muitos pensem tratar-se de um alimento ácido, a verdade é que o mesmo, ao entrar em nosso organismo tem a capacidade neutralizar a acidez de forma instantânea.

Sua combinação com demais elementos de nosso corpo torna o ambiente alcalino.

E a alcalinidade, conforme o Dr. Theodore A. Baroody, que publicou o livro Alkalize or Die (Alcalinize ou Morra), é saúde. O mesmo afirma: "Os incontáveis nomes de doenças realmente não importam. O que realmente importa é que elas todas vêm da mesma causa-raiz: excesso de resíduos ácidos no organismo".

Sim, somos o resultado de nossos alimentos: o alimento físico, o ar e as nossas impressões.

O alimento físico é tudo aquilo que ingerimos fisicamente. Há alimentos acidificantes e alimentos alcalinizantes. Ambos são importantes para o metabolismo e a manutenção de nossa vida. Mas o corpo deve ser um pouco mais alcalino. Deve manter um pH orgânico entre 7,35 a 7,45. E isto só possível neutralizando a acidez, pois a maioria da população está acostumada a ingerir alimentos ácidos ou acidificantes.

A acidez deve ser medida através do que chamamos potencial hidrogeniônico, ou a capacidade de atrair moléculas de hidrogênio - o ph.

O pH ácido fica entre 0 e 7 e o alcalino entre 7 e 14.


Células cancerosas apresentam pH em torno de 4,5. Elas sobrevivem em ambiente anaeróbico.

Portanto, deve-se observar este teor em toda garrafa de água mineral e demais alimentos.

Frituras, alimentos industrializados e os excessivamente gordurosos e adoçados por açúcar ou artificialmente são potenciais acidificantes.

A ingestão de refrigerantes é muito combatida por médicos naturalistas, pela sua composição química nada saudável e especialmente a acidez.

Pra se ter uma ideia os refrigerantes como a Coca-Cola e o guaraná têm pH em torno de 1,5 a 3,5, ou seja, altamente ácidos. 

Dentre os diversos alimentos, o limão e os bicarbonatos são os maiores alcalinizantes, provocando a neutralização imediata do alto índice de acidez.

Por quê alcalinizar? 

O potencial hidrogeniônico proporciona a maior captação de oxigênio. 

Então surge a necessidade do segundo alimento em boa qualidade. O ar que respiramos. 

A boa qualidade do ar é fundamental para uma vida saudável. Todas as escolas de Yoga sabem muito bem disso. E como houve relatos de pessoas que venceram o câncer e outras doenças crônicas com a prática adequada da Yoga.

Uma coisa que poucos atentam é que o nosso humor também regula e é regulado pela acidez e alcalinidade.

Como assim regula e é regulado?

Acontece que nosso organismo responde àquilo com que tem mais afinidade. Ou seja, se nossa tendência para o stress for alimentada por um comportamento mecânico e automático, certamente ficaremos mais estressados. 

E o mal humor, oriundo do stress, provoca alterações químicas no organismo, gerando uma "contaminação" que se prolifera através das células do sistema nervoso, provocando a mesma reação "em cadeia" nas demais células. Com a baixa da imunidade, o organismo torna-se o ambiente ideal para instalação de agentes patológicos.

O mesmo acontece se buscarmos nos alimentar de alimentos saudáveis de convivência, como os exercícios leves ao ar livre, a prática da meditação - que reduz o nível de stress - e da oração, pois reduz nossas vibrações ao nível da "paz".

Como ocorre o Stress?

O stress está intimamente relacionado aos paradigmas impostos pela sociedade e pela maneira equivocada de nos relacionarmos com meio em que vivemos. Nossas respostas às circunstâncias geram consequências: externas e internas.

Estas consequências internas são o resultado de nos comportarmos mais ou menos contra a nossa natureza ou de forma não-inteligente frente a uma impressão equivocada.

Impressões são todas as informações que nos chegam por meio dos sentidos. Se sabemos lidar com estas impressões sem que isto gere um "mal estar" psicológico, então estamos em equilíbrio. Mas se, ao invés disso, fazemos, pensamos ou sentimos algo que vai contra a nossa "verdade interior", então sucumbimos ao stress.

O stress é um termômetro já avançado de que algo não vai bem. É como se a luzinha vermelha do painel do carro acendesse. Ou seja: Pare imediatamente e reflita sobre si mesmo. Vá a um lugar tranquilo e retire-se para uma breve auto-análise. 

Este momento "consigo mesmo" é fundamental. Seja fazer uma caminhada, seja ir a uma igreja ou templo budista, seja brincar com os filhos. Tudo é válido para sair do "caos" psicológico.

Em alguns casos, faz-se necessária a ajuda de um psicoterapeuta holístico, a fim de de se detectar outros fatores psicológicos que agravaram a predisposição ao Stress.

Tente seguir uma vida mais tranquila, com boa música, frequentar ambientes naturais, respirar um ar puro e sempre ingerir frutas, hortaliças e legumes frescos e de preferência orgânicos. Livres de agrotóxicos.

Querendo saber mais sobre o assunto, fique a vontade para me perguntar através do facebook.

Paz profunda!

Leia mais sobre saúde em: http://kang-jian.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos