Xamanismo


A Sibéria na Russia e a Mongólia são as regiões tradicionais do xamanismo.
A própria palavra é de origem siberiana e engloba todas as práticam a Medicina da Terra. Mas a prática não é exclusiva dessa região.
O termo xamanismo, criado por antropólogos, é um guarda chuva que compõe todas as práticas ancestrais que mantém relação com o Sagrado, divindades, espíritos, estados alterados de consciência. Mas, estudos mostram que o xamanismo sobreviveu desde a época do paleolítico.
Da Matta e Silva, um dos maiores escritores de artigos de Umbanda, fala de uma civilização que habitou o centro do planeta quando a África e a América eram unidas.
Entende-se daí essa forte corrente migratória e o que chamo de "miscigenação Omolocô", raiz dos cultos afroindígenas no Brasil.
O homem é por natureza um ser de natureza psicossomática e arquetípica, que oscila entre o consciente e o inconsciente. Isto explica muita coisa do ponto de vista magístico e terapêutico. Disso sabem os xamãs, estes seres sagrados unidos à sua natureza primordial e de grande valor para o equilíbrio psicoenergético de toda Mãe Terra.
São eles que fazem fluir as energias ancestrais e curam o que a ciência desconhece.
Todos temos um pouco disso dentro de nós, mas prá isso se requer muita renúncia e equilíbrio a fim de vivenciar o que é chamado de "o batismo da dor".
Salvem nossos pajés e o grande círculo sagrado de cura.
Yahoo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos