Como Falar com Deus

Em todas as religiões encontra-se uma maneira de "falar com Deus".
Orações, rezas, benzeduras, preces, mantras, meditação.
Não importa a maneira como falamos com isso que está acima de nós mesmos.
Não existe uma verdade absoluta acerca de como nos comunicar com o Criador ou com aquela parte de nós mesmos que nos une com o Deus em toda criação.
Existem, por assim dizer, diversas formas de se "falar com Deus", entretanto, podemos classificar duas maneiras de se buscar Deus e comunicar-se com Ele: falando ou ouvindo.
Falamos com Deus, quando expomos nossas ansiedades ou solicitamos sua assistência em tal ou qual necessidade. É a oração, em suas diversas formas.
Pode-se falar com Deus em silêncio, de fato. Entretanto, sabe-se em todos os seguimentos religiosos a importância do verbo, da palavra. Deus não é surdo, mas o som tem poder, inclusive de atrair para si aquilo que se está vibrando no ato de rezar.
Temos nós, os ocidentais, o péssimo hábito de lamentar e pedir, quando deveríamos agradecer e buscar a luz, através da oração.
Como rezar? Como falar com Deus?
Todas as orações, por mais que algumas delas tenham sido elaboradas por seus autores, algumas com conteúdo esotérico, digamos, como é o caso do "Pai Nosso", que tem o poder de atuar nos nove mundos de forma eficaz, tem em comum a necessidade de se fazer "com o coração".
"Não são vossas preces que são ouvidas, mas o vosso coração, quando orais", disse um sábio.
Falar com Deus é expressar também vossas lamentações, mas cuidado para que estas lamentações não sirvam prá atrair mais assombração, como muito dizem.
No ato de lamentar, "despachamos" essa energia através do sacrifício.
Dá-se o sacrifício quando "entregamos" a Ele nossas necessidades e não mais ficamos a lamentar, mas já nos revestimos de uma nova realidade. A oração é um ato de renovação. De compromisso com o Criador.
Disse Jesus que não vos deveis preocupar com o que entra em vossa boca, mas com o que sai dela.
Sempre acho que uma oração sincera deve conter gratidão, a busca do perdão e do esclarecimento e pedidos.
Gratidão: agradecer abre as portas do Espírito para a Luz. Quem não tem gratidão, não reúne merecimento.
A busca do perdão e do esclarecimento: Salomão pedia sempre sabedoria. Nunca devemos esquecer que na maioria das vezes os "reveses" e as dificuldades são consequências de nossos atos impensados ou de nossa incapacidade em lidar com situações diversas. Por isso sempre devemos pedir luz, sabedoria e o perdão. Mas não se esqueça de perdoar-se antes.
Pedidos: aquele que pede demonstra humildade e o reconhecimento de que há alguém "acima" de si capaz de lhe ajudar. "Pedi e se vos dará..." diz a bíblia. Sabei que o Criador é o autor de tudo que recebeis.
E como ouvir Deus?
Outra maneira de se comunicar com o Pai é "ouvindo" sua palavra.
Ouvir a "palavra de Deus" não é ler um livro necessariamente, mas ouvir a voz do Espírito que vos consola, daquele que vos une à voz do silêncio. Eis a vossa intuição. 
Ouvimos Deus quando estamos "abertos" para o novo. Ele é o entendimento, a sabedoria, a palavra, a verdade.
Os xamãs ouvem a palavra através dos sons da natureza, os crentes leem livros sagrados e os budistas meditam.
Deus pode falar conosco de diversas formas. Seja no olhar de um infante, no sorriso de um velho, na dor de um parto, no cantar de um pássaro, no silêncio da mente.
De todas as maneiras não vos importais com as palavras, o coração é o canal mais rápido e eficaz.
Paz Inverencial!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos