A Capacidade de Perdoar(-se)

Você é dono dos seus sentimentos ou permite que as pessoas e circunstâncias externas atuem livremente sobre o seu humor, gerando comportamentos destrutivos e, consequentemente, um destino infeliz prá si e para os outros?
A capacidade de perdoar pertence às almas que aprenderam a superar a condição de seres reacionários. Isto pertence ao emocional inferior.
Perdoar é libertar(-se)
Todo se humano tem o emocional em seu aspecto superior, presente exclusivamente nos seres humanos, embora pouco desenvolvido na grande maioria e o emocional inferior, primitivo e pertencente a todos os seres animados em maior ou menor grau. Qualquer bicho reage a qualquer estímulo, mas só os humanos são capazes de cultivar sentimentos e de "entrar" numa vibração superior de forma espontânea e consciente.
A capacidade de proativamente proporcionar a si e aos outros o "bem estar" é o que difere um ser quanto à sua evolução. É a chamada inteligência emocional.
A capacidade de perdoar está intimamente relacionada a este qualidade.
No seu livro "Be Set Free Fast", Larry Phillip Nims, Phd. relata alguns prejuízos ocasionados pelo simples fato de sermos incapazes de perdoar. Vejamos:

1. Nós continuamos a sentir a dor psicológica da ofensa recebida.
2. Nós bloqueamos uma comunicação saudável e a potencial reconciliação
com o “ofensor”.
3. Nós recebemos ofensas similares por outros que lembram-nos o ofensor.
4. Nós atraímos situações similares, pessoas e insultos para nos.
5. Nós entregamos o nosso poder pessoal para outros determinarem como nos sentimos e respondemos(de fato, nos “reagimos”) em situações similares.
6. Nós nos rendemos incapazes de, realmente, conhecer e aprender a verdade sobre o evento que “danificou” o relacionamento.
7. Nós adicionamos negatividade tóxica nos relacionamento presentes.
8. Nos isolamos/prevenimos/evitamos/limitamos nós mesmos de termos novos relacionamentos, mais saudáveis e mais satisfatórios.
9. Nos tornamos vulneráveis, maliciosos, ressentidos e amargos.
10. Nos desrespeitamos, destruímos e depreciamos a nos mesmos em níveis profundos da nossa mente.
11. Nos bloqueamos espiritualmente de receber ajuda e cura do Fonte Superior.
12. Nosso espírito e alma contraem (paralisam) mais e mais.
Cristina Cario, autora de "Linguagem do Corpo" - livro que, curiosamente, conheci com uma pessoa que carece até hoje dessa capacidade - nos ensina a perdoar e dá uma oração/afirmação muito eficaz:

ORAÇÃO DO PERDÃO
Faça esta oração à noite, antes de dormir, 
para seu inconsciente absorvê-la totalmente.
Atenção: Visualize o rosto da pessoa que você precisa perdoar, ou ser perdoado(a) por ela, e diga cada palavra, do fundo do coração.
Chamando-o(a) pelo nome apenas no início da Oração.


Eu perdôo você, por favor, me perdoe.Você nunca teve culpa,Eu também nunca tive culpa,Eu perdôo você, me perdoe, por favor.A vida nos ensina através das discórdias...e eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.Você precisa viver suas próprias lições e eu também.Eu perdôo você... me perdoe em nome de Deus.Agora, vá ser feliz, para que eu seja também.Que Deus te proteja e perdoe os nossos mundos.As mágoas desapareceram de meu coração e só há Luz e Paz em minha vida.Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja...É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!Eu perdoei você do fundo de minha alma,
porque sei que você nunca fez nada por mal
e sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz...Me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração.
Eu não sabia como era bom perdoar e soltar;
eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas,
para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também,
para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.Muito obrigada!
Mensagem inspirada por Cristina Cairo, num momento de perdão
SP 05/4/03
Dentro de uma visão holística, a pessoa incapaz de perdoar ou perdoar-se tende a contrair tumores.
Todos sabemos o quão doloroso é esta doença para a pessoa que a contrai assim como para os seus queridos. Se esta incapacidade supera as barreiras do inconsciente, ou seja, se ela "odeia" a outra até em sonhos, isso realmente pode ocasionar um mal maior. O que na medicina é chamado de câncer maligno. 
Não devemos nutrir sentimentos de ódio e vingança por uma questão até de inteligência, pois além de ir contra todo processo de receptividade das fontes superiores de energia e vida, quando tudo tende a evoluir de forma equilibrada, exacerbamos nossa maneira de lidar com os sentimentos de maneira geral, gerando, assim, uma má interpretação emocional das células, alterando sua substância e ocasionando o crescimento disforme das mesmas.
Perdoar é um caso de saúde pública. Faz a sua parte para que o amor seja a linguagem universal.
Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos