Amor: A Palavra de Deus

Não pode a religiosidade tratar do Espírito somente na superfície, sob o grave equívoco de uma salvação redentora e milagrosa de um breve instante de êxtase.
Deve a religiosidade ensinar seus adeptos a encarar a si mesmos, reconhecendo sua natureza dúbia e a necessidade inadiável de reparar-se diante dos olhos que a tudo vê.
Se o homem não se arrepender de suas maldades, vícios e completo esquecimento das coisas da alma, terá que amargar este momento sombrio até o derramamento da última lágrima que se despende das geleiras e se escoa por todo planeta, como consequência do progresso.
A Sagrada Mãe Terra é a expressão vívida de nossa condição interior.
Conforme o homem vai se degenerando, a Terra vai definhando, até não mais poder comportar a vida. Pelo menos não da maneira como a conhecemos hoje.
Merecer renascer em uma nova vida espiritual é, antes de tudo deixar de trilhar o curso de se ver convertido em fóssil.
Sustentabilidade e progresso, segundo os homens deste tempo
Não se ganha o céu adentrando a esta ou àquela religião, tampouco aceitando uma filosofia caduca de quem resolveu tomar o Cristo por bode expiatório de nossas culpas.
Prometem um céu distante àqueles que buscam fugir às suas responsabilidades. São os escolhidos de um deus que separa homens entre salvos e condenados.
A liberdade a qual se referia o Grande Mestre Joshua, protagonizado nos livros bíblicos é o exercício de reconhecer Deus em toda sua sabedoria expresso através do discernimento daquilo que se vê, ouve e sente aonde o homem não escreveu ou leu, mas aonde Ele, o Pai, falou, silenciosamente.
O Grande Mestre da Natureza se expressa por palavras as quais o homem que tem entendimento não entende, mas os pássaros, os mamíferos e animais rastejantes entendem. Até os vermes o compreende. Menos essa raça caduca que hoje habita o planeta Terra, que tende sempre a modificar sua obra. Por isso Ele falava por parábolas....
Prá se compreender a palavra de Deus - e esta não está escrita definitivamente em nenhum livro escrito por homens, mesmo que se queira - deve o homem abrir mão de sua maneira de pensar, por mais intronizada que esta razão sem razão esteja em seu cérebro.
Os livros tidos por sagrados são um instrumento de libertação, mas não a liberdade em si; são instrumentos da verdade, mas definitivamente não são a Verdade.
É necessário ler aonde Ele não escreveu, ouvir aonde Ele não falou,...
Sentir a presença do Criador e compreender seus mistérios requer silêncio e sensibilidade,...
Reconhecemos todas as formas religiosas e todos os cultos e rituais de todos os credos, desde que praticados sem a heresia da separatividade.
Mas a verdadeira e autêntica religião somente poderá ser exercida quando o homem encontrar-se com o seu Deus, feito a imagem e semelhança do Criador, expresso em todas as coisas, no próximo e em si mesmo...
Isto é possível, quando se o busca com a sinceridade de coração.
Ele está na natureza, está no dia e na noite, na terra, na água, no ar e no fogo.
Ele está no homem e na mulher.
Está no sorriso despretencioso de um infante.
Está nas chagas de um velho.
Está no faminto da África.
Está no jovem drogado das grandes cidades.
Está nas damas da noite, que se vendem em troca do amor.
Está nos animais que não teem mais o que caçar.
Está nos rios, cujos cursos são desviados pelos sábios do absurdo.
Está nos nativos cujas terras são assaltadas em nome do progresso.
Está em tudo onde queremos encontrá-lo.
Só não está na nossa maneira involutiva e destrutiva de lhe dar com os atores acima citados ou com aqueles com quem convivemos e, no entanto, não temos o menor interesse em compreender e amar.
O homem não se salva pela fé cega que tem num livro, sua redenção está esforço que faz por tornar melhor a vida de seus semelhantes e do mundo.
Disse o Grande Mestre: E aquele que tentar salvar sua alma a perderá, mas aquele que a perder por amor de mim a salvará...O que fizerdes a um desses pequeninos, estareis fazendo a mim,...
Tornar nossas vidas mais significativas é fundamental prá que se valha a pena viver.
Não ser apenas mais uma boca que come e um corpo que se alimenta, mas uma alma que age e um verbo que clama em nome de Deus.
Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos