A Ascenção ao Senhor dentro de Nós Mesmos

Comemora-se na Europa e em muitos países católicos a Ascenção do Senhor.
Após viver toda paixão, ter sido morto e sepultado e descido à mansão dos mortos e ressucitado ao terceiro dia, então sobe aos céus pra sentar-se à direita de Deus Pai todo poderoso de onde virá um dia a julgar os vivos e os mortos, diz o credo sagrado.
A subida de Jesus, dentro do conceito das ordens religiosas ritualísticas mais secretas e menos profanas, representa a transformação completa do Ser, após sujeitar-se a viver em um mundo de ilusões e fantasias, onde a vaidade, o egoísmo e o ódio cegam o homem comum para a verdadeira realidade da vida e dos mistérios da morte e do renascimento.
Vê-se em palavras escritas no código sagrado, a bíblia o seguinte texto: “Depois de dizer isso Jesus foi elevado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.” (At 1, 9 ).
Conscientizar-se da ascenção do Senhor e reconhecer que estamos cegos diante de Deus e que portanto necessita-se humildade para reconhecer nossa pequenez e a conseqüente necessidade de mudança interior.
Não podemos ascender aos céus, qual o grande mestre Joshua (Jesus), se não sabemos separar a luz das trevas, o joio do trigo, a verdade da mentira em nossas próprias vidas. Não podemos ascender aos céus se não abrimos mão de nossa vida terrena e egoísta em prol de nossos semelhantes, em prol do amor universal, ainda que as nuvens da ignorância lhes ofusque os olhos para a verdade.
Jesus viveu na terra entre os homens como homem, por que de fato era um homem.
Mas quando ascende aos céus, une-se com Deus, tornando-se, assim, irreconhecível diante dos homens.
Pode o homem dizer-se conhecedor do Cristo, em suas histórias, mas, enquanto não encontrá-lo dentro de si mesmo, como amor, sabedoria e poder, terá sempre uma nuvem de ilusão. Necessitará seguir um livro ou um sacerdote, afim de firmar-se em sua fé. Ainda que fé cega.
O caminho da ascenção do Senhor está dentro de nós mesmos. Aquela parte que se diz a imagem e semelhança do Criador dentro de nós mesmos se dá quando aprendemos a seguir os passos do Cristo interno. Quando reconhecemos Deus dentro de nós mesmos, e não fora. Simbolizado nas imagens de Cristo apontando para o coração. Foi isso que ele ensinou em sua vinda na terra. Sempre dizia: a tua fé te salvou!
Ele vence a morte quando descobre sua natureza eterna. Quando reconhece sua natureza perene diante da temporalidade na terra. Eis o segredo da Ascenção.
Somos espíritos eternos condenados a viver num mundo temporal, até aprendermos a viver em comunhão com o Pai que está em tudo e em todos. 
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Coríntios 15.55-57 RA).
A ascenção é um ato diário, constante. Vigiai e orai, pois não sabeis o dia nem a hora em que o filho do Homem virá. O Cristo, embora universal e imortal, é filho do Homem, feito a imagem e semelhança do Criador. Não há Deus sem o Homem e não há Homem sem Deus.
Eis o segredo da unicidade do Cristo: Eu e o Pai somos Um. E o que fizerdes a um desses pequeninos estareis fazendo a mim mesmo. Disse o Grande Mestre.
Ele ascendeu por que praticou o Grande mandamento: Reconheceu Deus sobre todas as coisas e o reconheceu no próximo como em si mesmo.
E conhecereis a Verdade e Ela vos fará livres!
Paz Inverencial!
Nota: Dedico este inspirado sermão apostólico ao irmão e Mestre Eliphas Levi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos