A Cura da Depressão


Um problema muito freqüente nos dias de hoje é a depressão.
Este mal é conseqüência de nossa maneira equivocada de nos relacionar conosco mesmos, antes de o ser com o próximo. Como posso amar ao próximo se não consigo me aceitar? Se não consigo ser grato a Deus pelo que Sou?
A tentativa inútil de agradar ao próximo esquecendo-se de si mesmo, faz-nos sentir inferiores, pois os padrões de comportamento e as aparências não conseguem enganar a nós mesmos, tampouco ao nosso inconsciente.
Então a pessoa torna-se vítima de si mesma. Vítima da auto-imagem deturpada de si e da vida, pois tenta todo custo, ainda que inconscientemente, agradar gregos e troianos, esquecendo-se de agradar a pessoa mais importante: Ela mesma.
Nesta tentativa doentia e silenciosa de ser aceito, o deprimido acha-se incapaz de retomar seu caminho, sua verdade, sua vida. É dependente da droga fatal do "ser bom" ou "ser aceito", ou ainda, "estar dentro".
Outrarmadilha é comparar-se aos outros. Ninguém é melhor que ninguém
Necessário derrubar o castelo de naipes, pra começar a encarar a vida com mais realidade. Entender que cada um tem a sua individualidade e que ninguém é capaz de saber o melhor para o outro. 
O primeiro passo é deixar de querer ser aprovado pelos outros. Ninguém tem esse poder sobre nossas vidas, a menos que o entregamos a alguém.
Livrar-se dos padrões inalcansáveis de perfeição adotados por nossos pais ou por nós mesmos. Ninguém precisa ser bom em algo de que não gosta, muito menos em tudo. O mundo não tem de ser perfeito. Ninguém é perfeito.
Aceitar-se é necessário. Ver-se como integrante do universo, como um ser único e insubstituível. Todos somos diferentes e essa diferença torna o mundo interessante.
Você deve ser a primeira pessoachar-se interessante.
Cada um é a manifestação de uma parte da criação. Deus ama todos os seus filhos, senão não seria Deus, mas umcriação de uma mente insana e maldosa. 

O Deus do universo é justo e misericordioso. Jamais punitivo e moralista.
Presenteia, portanto, Deus, esta força em ti e em todo universo, com sua gratidão. Ser grato ao universo é ver o Criador em tudo. Começando por você. Essa será sua mais sublime oração.
Coragem, fé e determinação. 


Algumas dicas pra auxiliar na cura da depressão:
1. Use sempre cores alegres e em tons pastéis. Laranja é ótimo. Comer e beber alimentos com essa cor ajuda muito, pois as cores exercem um grande papel em nossa psique. Está comprovado. No quarto, o azul é o mais indicado. Evite o preto e o roxo;
2. Ouça músicas que lhe tragam animo, jamais as de lembranças ruins ou tristes;
3. Evite pessoas negativas ou que lhe desanimam ou lhe lembrem algo ruim. Não lhes dê muita atenção, mas as ame;
4. Alterne banhos frios e quentes. Não vai ficar resfriada não. Isso é muito bom no tratamento.
5. Faça algo que você gosta muito com mais freqüência: Comer algo, ir a algum lugar,
...
6. Tome bastante Sol da manha e saia sempre ao ar livre. Regue as plantas, fale com elas, Pegue na terra com as mãos, ande descalço e beba água com prazer;
7. Faça sempre orações positivas: agradeça a Deus pelas coisas boas e ponha fé ao falar com Ele, acreditando na vitória;
8. Leia livros encorajadores ou procure na internet por temas de animo e coragem;
9. Tome menos medicamentos, conforme vai se sentindo menos dependente deles. Você, somente você pode determinar isso; Sinta-se menos dependente. ou seja, confie mais em si e em Deus.
10. O mais importante: lembre-se que somente você pode sair dessa. Saiba que a medicina sabe pouco sobre a mente, e muito menos sobre emoções. O médico ajuda, mas sabe pouco sobre estes assuntos.
O único que se sabe de quem se livrou da depressão e suas conseqüências foi a própria pessoa. Sua coragem. Seu desejo de libertar-se e viver.
O deprimido é vítima de si mesmo, de mais ninguém. Foi ele quem permitiu se instalasse esta programação em seu inconsciente, somente ele é capaz de se desprogramar. E isto começa com a boa vontade de seguir os passos acima.

Então, vamos nos curar? Deixe de ser paciente pra tornar-se agente da cura. 
Você pode. Coragem e Força!
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Deus é contigo. Seja também.
Shalom.

Comentários

  1. Maravilhoso texto, Douglas!
    A humanidade encontra-se em depressão profunda só que muitos nao sabem que estao, muitos nao se amam, nao se valorizam, esquecem de cuidar de si mesma e acabam sendo vítimas doentes.
    Esse blog é um grande presente para todos nós, sempre nos alertando, fazendo com que enxergamos a causa de todos nossos sofrimentos.
    Deus te ilumine cada dia de sua vida.
    Beijos em seu coraçao.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amigo essa publicação eu sei que é pra mim. Beijos no coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tire suas dúvidas ou deixe seus comentários:
(Não publicaremos comentários anônimos)

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos