Onde Está Minha Fé?

Se até Jesus -este que os povos seguem cegamente sem saber quem é ele de fato- meditou, quem sou eu prá acreditar em livros?

Ler é cultura, entender é inteligência, discernir é sábio.

Certa vez perguntei a um crente: _Se um dia você descobrisse que a bíblia é uma farsa, apenas um livro escrito por homens, você deixaria de acreditar em Jesus? Ele me olhou desconfiado e pensativo, sem saber o que responder. Então lhe fiz a mesma pergunta de outra forma: _Você acredita em Jesus ou na bíblia? Ele não soube me responder. Então lhe fiz mais uma pergunta: _Você já sentiu a presença de Cristo em sua vida? Aí ele me respondeu: _Sim. Então lhe fiz novamente a pergunta:_Você precisa da bíblia prá acreditar Nele? ele me respondeu:_Não. Então lhe disse:_Essa é a sua fé.

Entretanto fico admirado em ver como as pessoas de aferram em defender um livro escrito por homens, sem ao menos atestar sua veracidade, sua origem, as intenções de quem escreve ou sequer os fundamentos do que está escrito.

Depois de uma conversa saudável com aquele verdadeiro homem de fé, lhe disse: _O homem escreve livros, mas quem dá a inteligência é Deus.

Ou seja, a inteligência veio antes da escrita, portanto é digna de reconhecimento e uso.

A inteligência faz com que sejamos sensatos, porém nos dá a oportunidade de enxergar diferente, de ver "fora do quadrado", de entender mais que os olhos ou os ouvidos nos diz. É a capacidade de discernimento e conclusão.

A inteligência é elástica, à medida que a utilizamos, por isso o próprio personagem bíblico Salomão, considerado pelos descendentes dos hebreus o homem mais sábio da terra, sempre pedia ao seu Deus sabedoria.

E há, de fato, uma diferença entre cultura e inteligência, entre esta e sabedoria.

O culto é como uma biblioteca ambulante. Um leitor nato. Um rato de biblioteca.

O inteligente é aquele capaz de enxergar as coisas de uma maneira diferente. Capaz de criar e inventar.

O sábio discerne entre seu entendimento e a opinião alheia e se prima pelo equilíbrio, afim de obter a postura adequada, afim de crescer em conhecimento, expandir sua cultura e usar mais e melhor sua inteligência.

O culto segue um livro. O inteligente segue a si mesmo. O sábio busca o discernimento.

Entretanto, a cultura exercita a inteligência e a esta incita à sabedoria, mas não significa que se possa obter sabedoria lendo. Necessita-se um esforço, um desejo por enxergar além das palavras do autor.

Perguntaram, então a Sidarta Gautama, o Buda acerca da verdade, e o mesmo ficou em profundo silêncio. Dizem que o mesmo foi perguntado a Jesus e ele deu as costas e foi-se.

Onde está a minha fé? No silêncio dos sábios? Ou na voz do meu silêncio?




Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos