O Verbo era Deus
O poder de uma oração está na justa proporção de sua fé empregada. Está na certeza da conexão com a força invocada pela palavra daquele que reza. "No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus,..." lê-se nas sagradas escrituras.
Entre os hindus o mantram é a verdadeira evocação daquilo que se quer plasmar no mundo físico ou espiritual, e a tradição grega atenta para aquilo que dizes, temendo-se a materialização do indesejado.
A cura de um enfermo, portanto, é a junção do decreto falado e a fé. O resultado de tal fenômeno, que pode conscientemente empregado, os católicos chamam de milagre.
A todo poder acompanha a responsabilidade, portanto, entre os umbandistas, plasmou-se uma oração muito utilizada nos centros espirituais, de grande valia à todos aqueles que desejam trilhar o caminho do poder e da fé, segundo os preceitos da filosofia umbandista e universalista, a qual professamos. Eis a oração:
Ó Deus de amor e misericórdia, daí aos médiuns a compreensão perfeita da santidade da missão que lhes foi confiada, e da responsabilidade que lhes cabe no desempenho destas funções.
Deus, nosso Pai, permiti que sintamos fortemente a influência invisível e salutar dos nossos Anjos de Guarda, a fim de que possamos mais facilmente eliminar, dos nossos corações e dos nossos pensamentos, os sentimentos de ódio, de inveja, de orgulho, de vaidade, de egoísmo e de todas as outras imperfeições de que se acham imbuídos os nossos espíritos, a fim de que possamos subir até vós.
Bons espíritos, que pela misericórdia de Deus permaneceis junto a nós para o nosso consolo, dai-nos um grande amor pelas virtudes, inspirai-nos tudo o que é bom. Afastai de nós os espíritos trevosos e maleficientes, a fim de trilharmos com maior desempenho, o caminho sinuoso e cheio de tropeços, que é a nossa vida terrena.
Virgem Mãe Santíssima, rogai a Deus por todos nós e pelos irmãos desencarnados, que ainda se acham na ignorância, nas trevas e no sofrimento.
Jesus, bom e amado Mestre, permiti que as falanges organizadas que trabalham na prática do Bem, possam nos dispensar bastante proteção para que nossos trabalhos sejam coroados de êxito.
Bendito e Louvado seja Deus, o Divino Espírito Santo e nosso Senhor Jesus Cristo.
Salve São Jerônimo, (Res.: Salve !);
Salve São Miguel, (Res.: Salve !);
Salve São Gabriel, (Res.: Salve !);
Salve São Rafael, (Res.: Salve !);
Salve todas as falanges de Aruanda e da Umbanda, (Res.: Salve !);
Em nome de Deus Pai Todo Poderoso, de São Miguel Arcanjo e de nosso Anjo de Guarda, que nossos trabalhos sejam abençoados e coroados de êxito!
Que assim seja.
Vale ressaltar que a umbanda originou-se do sincretismo religioso dos espiritismo com as egrégoras espirituais de índios, negros e católicos.
Devemos, também, esclarecer o que cada uma das entidades mencionadas nesta oração representam dentro da visão psicológica dos adeptos desta corrente pós colonização:
Jesus é o grande Pai Oxalá, o representante de Zambi na terra. Zambi é Deus. Olorum para os Yorubá.
Virgem Santíssima, Maria, mãe de todos os filhos. Yemanjá, Oxum e Iansã, dependendo da maneira como é chamada.
Os anjos da guarda são a representação de nossos orixás. Orixá é um termo yorubá, que significa "dono da cabeça", ou seja, aquele que foi designado por Zambi a nos guiar aqui na terra.
São Jerônimo é tido pelo sincretismo de umbanda como uma das autoridades-mor na hierarquia espiritualista. Recorremos à ele e à sua egrégora a fim de pedir esclarecimentos quanto à maneira mais justa de atuar.
São Miguel Arcanjo é o senhor chefe das legiões e exércitos da luz. A quem recorre-se em busca de proteção e poder.
São Gabriel o mensageiro do senhor. A ele pedimos o esclarecimento no exercício da mediunidade e transmissão das mensagens dos orixás e mentores.
São Rafael, o curandeiro do senhor. Aquele que emana as correntes fluídicas de cura, segundo as necessidades dos falangeiros que atuam nesta missão.
Em todas as religiões o sincretismo é observado, tendo como resposta imediata de que todos buscamos a orientação, o auxílio em nossa origem, em nossas raízes, ainda que inconscientemente.
Podes, se crês tu que podes. E a tua fé te salvará,...
Shalom!
Entre os hindus o mantram é a verdadeira evocação daquilo que se quer plasmar no mundo físico ou espiritual, e a tradição grega atenta para aquilo que dizes, temendo-se a materialização do indesejado.
A cura de um enfermo, portanto, é a junção do decreto falado e a fé. O resultado de tal fenômeno, que pode conscientemente empregado, os católicos chamam de milagre.
A todo poder acompanha a responsabilidade, portanto, entre os umbandistas, plasmou-se uma oração muito utilizada nos centros espirituais, de grande valia à todos aqueles que desejam trilhar o caminho do poder e da fé, segundo os preceitos da filosofia umbandista e universalista, a qual professamos. Eis a oração:
Prece para abertura dos trabalhos
Ó Deus de amor e misericórdia, daí aos médiuns a compreensão perfeita da santidade da missão que lhes foi confiada, e da responsabilidade que lhes cabe no desempenho destas funções.
Deus, nosso Pai, permiti que sintamos fortemente a influência invisível e salutar dos nossos Anjos de Guarda, a fim de que possamos mais facilmente eliminar, dos nossos corações e dos nossos pensamentos, os sentimentos de ódio, de inveja, de orgulho, de vaidade, de egoísmo e de todas as outras imperfeições de que se acham imbuídos os nossos espíritos, a fim de que possamos subir até vós.
Bons espíritos, que pela misericórdia de Deus permaneceis junto a nós para o nosso consolo, dai-nos um grande amor pelas virtudes, inspirai-nos tudo o que é bom. Afastai de nós os espíritos trevosos e maleficientes, a fim de trilharmos com maior desempenho, o caminho sinuoso e cheio de tropeços, que é a nossa vida terrena.
Virgem Mãe Santíssima, rogai a Deus por todos nós e pelos irmãos desencarnados, que ainda se acham na ignorância, nas trevas e no sofrimento.
Jesus, bom e amado Mestre, permiti que as falanges organizadas que trabalham na prática do Bem, possam nos dispensar bastante proteção para que nossos trabalhos sejam coroados de êxito.
Bendito e Louvado seja Deus, o Divino Espírito Santo e nosso Senhor Jesus Cristo.
Salve São Jerônimo, (Res.: Salve !);
Salve São Miguel, (Res.: Salve !);
Salve São Gabriel, (Res.: Salve !);
Salve São Rafael, (Res.: Salve !);
Salve todas as falanges de Aruanda e da Umbanda, (Res.: Salve !);
Em nome de Deus Pai Todo Poderoso, de São Miguel Arcanjo e de nosso Anjo de Guarda, que nossos trabalhos sejam abençoados e coroados de êxito!
Que assim seja.
Vale ressaltar que a umbanda originou-se do sincretismo religioso dos espiritismo com as egrégoras espirituais de índios, negros e católicos.
Devemos, também, esclarecer o que cada uma das entidades mencionadas nesta oração representam dentro da visão psicológica dos adeptos desta corrente pós colonização:
Jesus é o grande Pai Oxalá, o representante de Zambi na terra. Zambi é Deus. Olorum para os Yorubá.
Virgem Santíssima, Maria, mãe de todos os filhos. Yemanjá, Oxum e Iansã, dependendo da maneira como é chamada.
Os anjos da guarda são a representação de nossos orixás. Orixá é um termo yorubá, que significa "dono da cabeça", ou seja, aquele que foi designado por Zambi a nos guiar aqui na terra.
São Jerônimo é tido pelo sincretismo de umbanda como uma das autoridades-mor na hierarquia espiritualista. Recorremos à ele e à sua egrégora a fim de pedir esclarecimentos quanto à maneira mais justa de atuar.
São Miguel Arcanjo é o senhor chefe das legiões e exércitos da luz. A quem recorre-se em busca de proteção e poder.
São Gabriel o mensageiro do senhor. A ele pedimos o esclarecimento no exercício da mediunidade e transmissão das mensagens dos orixás e mentores.
São Rafael, o curandeiro do senhor. Aquele que emana as correntes fluídicas de cura, segundo as necessidades dos falangeiros que atuam nesta missão.
Em todas as religiões o sincretismo é observado, tendo como resposta imediata de que todos buscamos a orientação, o auxílio em nossa origem, em nossas raízes, ainda que inconscientemente.
Podes, se crês tu que podes. E a tua fé te salvará,...
Shalom!
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