O Significado da Páscoa

Independente de nossas crenças, podemos refletir sobre uma nova abordagem daquilo que poucos ensinaram e poucos tiveram a curiosidade de saber,...
A palavra "páscoa" vem do hebraico "pessah" e significa "passagem", "mudança". Refere-se, também, ao êxodo (saída) do Egipto da parte de Moisés.
Dentro de uma abordagem holística, o verdadeiro ritual de passagem, ensinado pelo grande mestre Jesus, vivido na carne, consiste em superar nossas debilidades, fraquezas e principalmente os desvirtuamentos de caráter e de personalidade que insiste em prender-nos às trevas da ignorância e da dor.
Nosso Senhor, mostrou precisamente o momento em que o ser humano tem a chance de remir-se de seus erros,...
De um lado, Barrabás, representando nosso ego, nosso amor próprio e toda sorte de falso julgamento que fazemos de nós mesmos e de nossos semelhantes,...É a nossa incapacidade de perdoar e perdoar-se,... De outro lado, o Cristo, nossa essência divina, pura, sincera e reconhecedora da necessidade de cumprir sua missão e unir-se ao Pai,...
Não são somente as guerras entre as nações, mas a principal guerra que travamos interiormente, quando nos sentimos injustiçados, perseguidos e mal interpretados, sem dar-nos conta daquilo que fizemos para não estarmos diante de uma vida mais digna e merecedora,...
Nossa miséria interna persiste, justamente nos momentos em que a dor, representada pela "semana santa", os momentos que antecedem a crucificação nos assola, revelando que há algo de errado dentro de nós,...Lamentavelmente clama a multidão de nossos pensamentos e sentimentos de auto comiseração em crucificar o nosso Cristo Interno.
Que a redenção da páscoa - somente vivida integralmente por aqueles que aprenderam a cear com o espírito - possa inspirar-nos para uma busca de renovação e integração com nossa realidade maior, deixando de lado nossas dores e misérias, em busca de uma vida mais cheia de significados.
Podemos continuar a escolher o caminho da dor e do aprisionamento de nossa alma à matéria, e adentrar-nos por um caminho de sofrimento e mentiras, cheios de tragédias e dramas em que nos enredamos por incapacidade de aprender a lição,...
A páscoa é a oportunidade de deixarmos de lado nossa miséria, largar a "capa velha" e vestir-se das vestimentas do espírito, ou seja, o altruísmo, o amor incondicional por nossos semelhantes e nossa capacidade de perdoar a si mesmo,...
A resurreição somente é possível àquele que entregou o seu espírito nas mãos do Pai, daquele que, ao invés de reclamar para si uma justiça infundada, reza ao Pai prá que "perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem,..."
Reconhecer nossos erros e pedir perdão ao Pai, entregando a Ele nosso espírito, é, de fato, a grande mudança, necessária no interior de cada um de nós, prá que o sacrifício do grande mestre seja compreendido em nosso interior.
Este trabalho de morte e ressurreição não é exclusivo dos cristãos, mas de todo religioso conhecedor do processo de renovação de toda natureza física e espiritual.
Uma compreensão pagã segue abaixo:
Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (em inglês, Easter quer dizer Páscoa, e em alemão é Oster).
Ostera era a Deusa da Primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida. E o coelho, seu animal preferido, simboliza a fertilidade.
Ostera equivale, na mitologia grega, a Perséfone. Na mitologia romana, era Ceres. O nome de menina Ester também está relacionado, claro.


Estes antigos povos comemoravam a chegada da Primavera - na europa - decorando ovos. Mas o costume de os decorar para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X.
O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados.
Acreditava-se que receber ovos pintados trazia boa sorte, fertilidade, amor e fortuna.
O ovo simboliza a renovação, renascimento; o ouro, as virtudes da alma e do espirito, pintar ovos, significa dar um novo significado à nossa vida, nossa responsabilidade por desenhar nosso destino,...
O ovo também simboliza união. Presentear com ovos decorados significa o desejo de um novo destino. O significado pode ser material e espiritual.
Tanto no paganismo quanto no cristianismo, a páscoa tem como simbolismo a mudança. A necessidade de renovar o espírito.
Feliz páscoa a todos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos