Conhece-te a Ti Mesmo,...


Lemos na bíblia judaico-cristã de tradução para a língua portuguesa que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança,...

Na verdade a tradução ao pé da letra dos citado texto seria: façamos o homem à nossa imagem e semelhança,...ou seja, eram deuses,...

Há uma interpretação do por quê o Criador, na visão gnóstica, unidade múltipla perfeita, faria o homem à sua imagem e semelhança? Ousaria em responder: por que queria conhecer a si mesmo,...

Acontece que o auto-conhecimento é o grande desafio não só da psicologia e filósofos de todos os tempos, mas de todo aquele que deseja transcender a mediocridade da existência.

Conhecer a si mesmo é olhar-se no espelho, é compreender o irmão, é entender a dor de barriga do outro como a própria. É assim que Deus nos ouve e atende nossa prece!

Diferenciar-se da imagem que criamos de nós mesmos e as projeções emitidas por nossos "semelhantes" daquela que verdadeiramente retrata nossa realidade é, antes de tudo, transcender toda subjetividade e conceitos mais ou menos incorretos ou tendenciosos a respeito de nós mesmos.

Algumas pessoas nascem com maior ou menor objetividade de discernimento.

Mas nossas crenças, valores e dogmas nos embotam, dificultando-nos conhecer a realidade sobre nós e o mundo ao nosso redor.

São sabotadores da objetividade de caráter, de atitudes, de pensamentos e sobretudo emocionais, personificados em nossos padrões de comportamentos.

Ser totalmente inparciais na interepretação daquilo que se nos apresenta sob os sentidos físico ou psíquico é a característica básica da libertação da subjetividade. Escolher a melhor conduta e a postura adequada a cada acontecimento é característica visivelmente exclusiva da espécie humana.

Temos a capacidade de abstrair-nos observar nitidamente nossos pensamentos e sentimentos como se fossem distintos de nós mesmos, ou pelo menos involuntários,...

Faça agora mesmo essa abstração. Feche os olhos, respire fundo e vagarisamente, distanciando-se e pairando-se sobre si mesmo. Observe como os pensamentos são involuntários,...

Quantos pensamentos rodeiam nossa mente, sem que sejamos os autores voluntários,...Se extendermos este simples exercícios aos nossos sentimentos, veremos que o mesmo ocorre.

E quem está a observar-se? Não estaría a nossa individualidade acima ou desligada de nossos pensamentos? Pelo menos dos pensamentos involuntários?

Isto significa que a Renée Descartes faltou um pouco mais de discernimento, ao elaborar a célebre frase de muitos tempos: "penso, logo, existo".

Muito embora sejam ferramentas fundamentais para a codificação transmissão do conhecimento, estamos, na verdade, acima de toda herança de comportamento e de nossos padrões de pensamento, sentimento, atitudes e de vocabulário,...

Gautama, o Buda, dizia que toda verdade tornar-se-ia uma mentira, à medida que fosse revelada, pois o pensamento e a palavra não revelam o sentimento, a percepção, a extensão daquilo que se percebe, tampouco considera o grau de percepção do interlocutor e erra no ponto principal, pois prá entender um ser triste, o pesquisador deveria ser o próprio ser triste naquele momento,... Poder-se-ia "entender" a tristeza de um outro ser, mas jamais "compreender" no sentido completo da palavra a qualidade e a extensão desse sentimento.

Portanto, está nas mãos do próprio Ser conhecer a si mesmo. É um trabalho que ninguém pode fazer por outrem,...

Embora a verdade seja inconcebível, sob o ponto de vista intelectual, podemos, entretanto, revelar muito do caminho, do que se observa, do que se estuda, nunca com a intenção de findar um conhecimento completo a respeito de algo ou alguém, mas tão somente com o objetivo de facilitar o encontro do homem consigo mesmo.

Os padrões de atitudes e tendências de comportamento são perceptíveis por todo aquele que deseja adentrar ao anfiteatro cósmico do Eu Sou. Há, de fato, parâmetros que permitem a formulação da idéia e do perfil de cada indivíduo.

Quando o escritor diz que os deuses afirmaram: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, revela a complexidade com que Deus, o Criador em sua múltipla manifestação revela-se na própria criação.

Civilizações avançadas como a dos egípcios, dos maias, incas e astecas e de muitos outros povos desconhecidos inclusive pela história eram conhecedores da diversidade da manifestação do Criador, resolvendo denominá-las diferentemente, segundo sua expressividade e marcada tendência para a manifestação de tal ou qual atributo. Eram os Deuses, as diversas faces de Deus, o Criador,...

Assumimos total liberdade de expressão em nossos discursos, pois somos críticos e livres prá sê-lo dos métodos científicos formais e da história documentada, cujos autores tendem a distorcer a verdade, segundo suas limitadas percepções e crenças, ainda que decididamente religiosos ou ateus e materialistas, o que dificulta ainda mais a percepção, pois resume o conhecimento à métodos exclusivamente físicos e tridimensionais, quando não baseados exclusivamente naquilo que leram.

Não combatemos a ciência, mas os métodos limitadores empregados no estudo e emissão de leis e teorias, muitas delas são verificadamente absurdas posteriormente e contrariadas por teses igualmente embasadas por outros observadores. O criacionismo, o positivismo, bem como toda e qualquer tendência de pensamento é marcadamente limitadora, quando o pesquisador assume tal ou qual corrente.

quando um cientista emprega métodos "reconhecidos", na maioria das vezes não há honestidade com a própria percepção, tanto nos métodos dedutivos como nos indutivos, pois nega-se a "sair" dos padrões cientificamente aceitos,...

O homem é livre prá ver, pensar, indagar, questionar e concluir segundo sua percepção. É isto que diferencia os homens e gera progresso. Pensar fora "quadrado" é exclusivo daqueles que superaram as limitações de tempo e espaço.

Segundo a tradição ocultista, todos temos uma natureza única, e o maior desafio da humanidade é justamente aceitar a natureza como ela é, especialmente a de nossos semelhantes.

Se a mente não está aberta, não entendemos, se o coração não está aberto, não sentimos, se a visão não se abre, não enxergamos o suficiente.

Nossa percepção fica mais aguçada á medida que nos libertamos de preconceitos, paradigmas e tendências mecânicas de reação ao novo.

As técnicas de Yoga e relaxamento foram verificadas pelos ocultistas, xamãs, budistas, hindus e até mesmo por alguns santos católicos, como eficazes para o encontro do homem consigo mesmo.

Jesus quando queria falar com o Pai retirava-se para o deserto ou para uma montanha e ficava a sós consigo mesmo. Então encontrava-se com o Pai. Ceava do pão da alma e do espírito.

O mestre era averso ao sistema. Usava métodos inconvecionais de cura e de relacionamento com os semelhantes da época.

Se no iníco dizia-se filho do homem, um dia declarou: Eu e o Pai somos um só.

Encerramos nosso discurso com as palavras de um grande sábio das galáxias: "É preciso ter muita coragem para seguir a orientação e a convicção do próprio coração e não o caminho de outro. É preciso ter muita coragem para ver a face de Deus, pois primeiro é preciso ver Deus no próprio rosto e no de todos os demais, até não ver outra coisa. É preciso a maior força e a maior coragem para amar o bastante para não permitir que o medo tome decisões." (Ashtar)

O caminho para conhecer a si mesmo está sempre relacionado com as duas colunas do templo de Deus, erguida pelo grande Rei Salomão e pelos grandes mestres de todos os tempos: A sabedoria e o amor. Buscar a sabedoria e o amor significa desejar entrar nos mistérios do conhecimento supremo de todas as coisas.

O templo está dentro de vós mesmos e o mestre ensinava entrar em teu próprio aposento, fechar a porta e falar com o Pai. Deus não é surdo, nem tampouco agrada-se daqueles que rezam em praças públicas. encontra-o dentro de ti.

Sócrates dizia: Oh, homem conhece-te a ti mesmo. E no templo de Delfos, destinado ao Deus Apolo, estava escrito: ...se não conheces as excelências de tua própria casa, como poderás conhecer outras excelências?

Portanto, não busque fora o que está dentro de ti mesmo. Ele foi que soprou vossas narinas e lhe conferiu a vida,...

Um homem morre quando deixa de amar ou quando encerra o desejo de saber. Não permita que te apaguem estas luzes. Veja-as no Sol de dia e na Lua à noite,...

Se teu coração acena com alegria e tranquilidade, então estás no caminho do Ser, e cedo ou tarde conhecereis a verdade e esta vos libertará.

Desejo-te que encontres contigo mesmo no silêncio de tuas orações, e toda dúvida se dissipará, e toda lágrima se secará, num só coração,...

Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos