Terapia Elemental

 Elementoterapia ou Terapia Elemental é a terapia que busca o equilíbrio dos cinco elementos no corpo físico.

Cada elemento cumpre um papel independente, porém guarda uma relação íntimacom os demais dentro e fora de nosso corpo físico.

Fogo: o poder transformador, que aquece os alimentos e produz combustível,calor, energia, impulso para lutar por seus objetivos. Sem fogo não há ânimo nem desejo sobasmais variadas formas de manifestação. Confere autoconfiança e muito ligado ao Eu de cada um. Instintivo e masculino, ativo. Audácia. Excesso de fogo gera muita ação e pouca realização, com sistema nervoso eletrizado; sua falta gera inação, desânimo e medo, perda de raciocínio.

Ar: Veicula, movimenta e transfere informações. Responsável por nossa capacidade de comunicação e interatividade com o raciocínio, a lógica e o sopro da vida. Masculino, porém sutil e penetrante. Seu excesso gera gases e putrefação, sua falta, a má circulação, perda de memória e morte.

Água: Feminino, passivo, afetivo, emocional, geracional. Maternal, adaptável. Memória, vida. Seu excesso gera sentimentalismos e as doenças oriundas disto como depressão e retenção de líquidos. Sua falta, gera uma série de outras doenças, desde o ressecamentoda pele, perda da mucosa (lubrificação), até a perda de nutrientes e suas consequências.

Terra: Feminino, sustentação, segurança, suporte, materialidade, formação. Nutrição. Seu excesso gera doenças diversas, como o diabetes; sua falta, perda de energia e fraqueza.

Éter: invisível, criativo, presente em tudo,tanto na matéria quanto no espiritual, pois é pura energia criadora em seu estado potencial e latente. É o prana emsuas diversas formas de manifestação na Ayurveda.


Estes elementos combinam entre si, dando origem aos estados elementais: seco, quente, frio e úmido.

Algumas linhagens terapeuticas abordamapenas os quatro, porémconsideramos o éter como o principal de todos, sem o qual não haveriam os demais. pode ser analizada e utilizada como ferramenta de cura sob pos pontos de vista bio, psico e energeticamente. Aqui abordaremos o aspecto energético. Nosso corpo físico é pura energia condensada. Como dizia Einstein, somos E=mC². Somos a junção de diversos átomos afins com um um propósito específico consciencial. Consciencial por que nada acontece sem uma causa e este processo obedece a uma inteligência ordenadora. Estes átomos possuem caracerísticas afins com os cinco elementos. O equilíbrio dos cinco elementos (Panchamahabhuta, na ayurveda) é a manutenção da saúde em nossos corpos mental, emocional, vital e físico. A ayurveda manifestou uma concepção holística integrada entre o corpo, a mente e o espírito e que defende uma relação profunda entre o universo ou o macrocosmos e a pessoa microcosmos. As suas bases regem-se pela Teoria dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra), do sistema Tridosha ou dos 3 tipos corporais (Vata, Pitta e Kapha) os sete Dhatus ou tecidos (Rasa, Rakta, Mansa, Meda, Asthi, Majja e Shukra), os três Malas ou produtos de excreção, e a trindade da vida formada pelo corpo, mente e espírito. Todo conhecimento ayurveda está acessível a qualquer um por Atma Vichara. Atma Vichara é ativar buddhi (discernimento), afastar ahamkara (ego) e e dominar manas (mente). E o equilíbrio é antes de tudo metafísico. Nosso corpo responde metafisicamente ao nosso comportamento psíquico.

A terapia elemental consiste em equilibrar estes elementos em nós, afim de otimizas seus respectivos atributos.

Numa visão biopsíquica temos aqui a presença dos elementais atuantes desde a quarta dimensão, tendo os gnomosepgmeus da terra, silfos elfos e sílfedes dos ares, dragões e salamandras do fogo, ondinas, nereidas e sereias das águas e os pungtas do éter.

Elementais

Estes elementais são evocados magisticamente por meio de elementos afins e por intermédio de seus respectivos Devas (espíritos que os comanda) ou por palavras magísticas devidamente pronunciadas sob condições especiais.

Saiba mais>>



Terapia Elemental


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos