Odu-Ifá

Remonta aos tempos mais primitivos onde viviam nossos ancestrais numa terra tão presente como os dias atuais, onde fogo, terra, água e ar se casavam e se entrelaçavam, numa poligamia harmonica, acasalando, fecundando, gerando, criando, formando, originando, recriando, procriando, desintegrando, transformando, transmutando, mudando, morrendo, renascendo,...

È neste processo de infinitas possibilidades, porém matematicamente previsível aos olhos daquele que sabe ler onde Deus não escreveu e ouvir onde ele não falou, que se faz o caminho, ou destino, que numa linguagem Yorubá tem o nome de ODU.

Numa linguagem Indu chamaríamos a Lei de Causa e Efeito, ou Karma.

E Karma é uma lei universal que empenha seu papel natural, por tratar-se, numa linguagem adivinhatória - divinatória, na concepção de IFÁ, a linguagem do Senhor do Destino - de expor o que se espera num futuro próximo do consulente, haja visto as consequências históricas daqueles que já percorreram tais caminhos, marcas indeléveis, deixadas nos arquivos akáshicos, ou numa linguagem mais simplista, nos rastros de nossos antepassados...

Aos olhos de quem traz a visão de Santa Luzia, o universo fala não só por meio de jogos adivinhatórios, mas por intermédio das folhas, raizes, trocos, frutos, cor, sabor, luz, nímero, nutrientes, tamanho, textura, formato, som, ritmo, compasso, tom, timbre, sinfonia,...

Muito embora possam nossos antepassados e ancestrais indicarem caminhos e curas para os nossos males nas mais diversas formas, o sistema IFA revela o que pra muitos constitui um segredo, o aconselhamento e/ou a solução para todos os problemas daquele que ainda não completou seu ciclo vital reencarnatório.

E empregamos termos Indus em conjunção com os Yoruba de uma forma proposital, ODU, destino, Karma, estão numa relação direta com nossas heranças, dívidas e merecimentos.

Este acerto de contas não seria tão pesado, por assim dizer, se aceitássemos nossa condição e assumíssemos nossa missão.

Há uma lei em que nada na natureza se perde. Tudo tem seu propósito e função. O quê seria da bananeira se resolvesse colocar ovos, ou mesmo produzir maçãs?

Entretanto, nós humanos, herdamos algo de nossos ancestrais que nos permite colher bananas ou maçãs e escolher entre o ovo e a galinha...

Justamente por conta desta capacidade de escolha, surgem os diversos caminhos, e com estes suas consequências...

Meditando sobre as infinitas possibilidades, o Olwo tem a chance não só de prever, mas de precaver o consulente de eventuais desditas, como também, de receitar a cura para o agente causador das mesmas, sob auxilio direto de nossos antepassados e ancestrais, sob a tutela inspiradora e reveladora daquele que é Onisciente, Onipresente e Onipotente: Orumilá.

"Nós não vivemos na mesma casa. Não passeamos pelo mesmo caminho, Mas estamos a caminhar o mesmo caminho... " - Ifá diz

Diante do acima exposto, queremos salientar que não temos por que nos acomodarmos em nosso destino, nem temos por que reclamar do caminho que escolhemos.

Resultado de imagem para orumilá

Axé e luz em teus caminhos...

ORUNMILÁ IBORU, ORUNMILÁ IBOYA, ORUNMILÁ IBOSHESHE
Orumilá nos traga sorte, nos abençoe e nos proporcione relaização,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orações Ciganas

Oração aos Sete Anjos

O Que São e Para Que Servem os Arquétipos